- clique aqui para adicionar o blog Ministério Público Brasil aos seus favoritos -

sábado, 30 de agosto de 2008

Escuta: Mendes cancela viagem e telefona para Lula

Site do Terra, Sábado, 30 de agosto de 2008, 14h18 - Atualizada às 14h59

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, decidiu cancelar uma viagem e telefonar ainda hoje para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fim de pedir providências contra a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que, segundo reportagem da revista Veja, teria feito grampos clandestinos interceptando, por exemplo, uma conversa do magistrado com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

O presidente Lula passa o fim de semana em São Paulo, onde faz carreata em prol da campanha da petista Marta Suplicy à capital paulista. "O episódio não é um atentado contra o ministro Gilmar Mendes, é um atentado contra o Supremo Tribunal Federal, contra o Poder Judiciário e contra a democracia", afirmou Mendes por meio de sua assessoria. "O ministro reagiu com indignação e vai pedir ao presidente Lula que tome as providências em um caso grave como esse."

O presidente do STF, que viajaria hoje para a Coréia do Sul, cancelou o compromisso e convocou para a próxima segunda-feira uma reunião com todos os ministros do STF para debater a ação clandestina da Abin.

Pela manhã, o vice-presidente da Suprema Corte, ministro Cezar Peluso, telefonou a Mendes, repudiando o episódio, razão que o motivou a convocar todos os demais ministros para uma reunião no dia 1º.

 
Comentário do Blog:
 
O melhor conceito para Gilmar Mendes ouvi de um colega.
 
"O Gilmar Mendes para o Direito é como o Luxemburgo para o futebol: muito bom no que faz, mas de questionável honestidade".
 
Não é por nada que sua indicação ao STF foi duramente criticada, inclusive por grandes nomes como Dalmo de Abreu Dalari. 
 
Além disso, continua estranha a liberação apressada e "per saltum" de Dantas...

Nenhum comentário: