- clique aqui para adicionar o blog Ministério Público Brasil aos seus favoritos -

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Joaquim Barbosa diz que Gilmar Mendes estraga Judiciário


O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), atacou duramente na noite desta quarta-feira o presidente da Corte, Gilmar Mendes, e disse que seu colega de tribunal "destrói a credibilidade do Judiciário brasileiro". Mendes, que foi responsável, após a Operação Satiagraha, pela concessão de dois habeas corpus que libertaram o banqueiro Daniel Dantas, controlador do grupo Opportunity, coordenava o julgamento de um processo sobre a Previdência pública no Paraná quando indagou sobre o fato de Barbosa ter questionado uma suposta "sonegação de informações" sobre o caso.

Agressivo, Joaquim Barbosa atacou dizendo que o presidente do STF não tinha conhecimento da realidade brasileira, pois só se preocupava em aparecer em jornais e revistas e televisões. "Saia à rua, ministro Gilmar. Saia à rua! Faça o que eu faço. Vossa Excelência não está na rua não. Vossa Excelência está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso", atacou o magistrado.

Durante a discussão, os ministros Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio chegaram a pedir ponderação nas palavras de Barbosa. Constrangido, Gilmar Mendes sorria e pediu respeito ao companheiro de toga.

"Vossa Excelência não tem condição de dar lição a ninguém", disparou Mendes. "E nem Vossa Excelência. Vossa Excelência me respeite. Vossa Excelência não tem condição alguma.. Vossa Excelência está destruindo a Justiça desse País e vem agora dar lição de moral em mim? Vossa Excelência não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite!", rebateu Barbosa.

Instantes depois a discussão, as imagens da discussão ocorrida na sessão plenária já estavam disponíveis no site de vídeos You Tube. O término da sessão foi articulado pelos ministros que acompanharam o bate-boca.

Nenhum comentário: