- clique aqui para adicionar o blog Ministério Público Brasil aos seus favoritos -

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CNJ determina divulgação de gastos dos tribunais brasileiros na internet

Conselho aprovou resolução que cria uma espécie de Siafi do Judiciário. Tribunais vão criar seção 'transparência' em sites e divulgar despesas.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (15) uma resolução que obriga todos os tribunais brasileiros a divulgarem na internet suas despesas e quaisquer informações referentes à administração orçamentária e financeira. A medida foi apelidada no CNJ de Siafi do Judiciário, em alusão ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal.

O objetivo, segundo os conselheiros, é dar maior transparência aos gastos do Poder Judiciário. "Esse talvez seja um dos passos mais importantes do CNJ, pois disciplina um modelo de transparência no que diz respeito à execução orçamentária do Judiciário", disse o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Segundo o ministro, a resolução permitirá um maior controle dos gastos dos tribunais, já que qualquer cidadão terá acesso aos dados. A medida define que as cortes brasileiras publiquem em seus próprios sites as despesas com pessoal, gratificações, aluguel, diárias, serviços de comunicação, limpeza, conservação e até os recursos utilizados para a construção e reforma de imóveis. 

Transparência

Em plenário, o CNJ definiu que a norma entrará em vigor em fevereiro de 2010. A partir desse mês, todas as informações deverão ser incluídas em um link chamado de “transparência”. A resolução estabelece que os tribunais atualizem suas páginas eletrônicas até o 20º dia de cada mês. Os tribunais também terão de publicar os demonstrativos detalhados dos anos de 2007, 2008 e 2009 até o dia 31 de março do ano que vem.

Nenhum comentário: