- clique aqui para adicionar o blog Ministério Público Brasil aos seus favoritos -

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

MP pede ao STF que Arruda continue preso

Pedido de liberdade do governador afastado deve ser analisado em plenário no dia 24 ou 25

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer que defende que o governador afastado do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), continue preso. O documento será anexado ao pedido de habeas corpus protocolado na Suprema Corte pela defesa de Arruda.

O relator do pedido, ministro Marco Aurélio Mello, aguardava a manifestação da PGR para levar o caso a plenário. O pedido de liberdade deve ser julgado na próxima quarta ou quinta-feira, quando ocorrem sessões plenárias.

No parecer recebido pelo STF, a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, destaca que a prisão é necessária para garantir a manutenção da ordem pública e o andamento da investigação.

Suspeito de comandar um suposto esquema do mensalão do DEM de Brasília, Arruda foi afastado do governo e está preso desde a última quinta-feira na Superintendência da Polícia Federal (PF). O decreto de prisão preventiva foi expedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a justificativa de que o governador teria tentado subornar uma testemunha do caso.

O suposto esquema de distribuição de propina foi denunciado pelo ex-secretário de Relações Institucionais de Arruda, Durval Barbosa. O inquérito que envolve o governador do DF, seu vice e oito deputados distritais, além de empresários e membros do governo, tramita no STJ.

Um comentário:

Advogado Porto Alegre disse...

O STF tem sido exemplar no tratamento do Gov. Arruda. Apenas é uma lastima o fato de tal posicionamento seja mais decorrente de um antagonismo entre ministros da Corte do que propriamente dito, de uma tomada de posição mais firme quanto aos escândalos de corrupção em nosso país.