- clique aqui para adicionar o blog Ministério Público Brasil aos seus favoritos -

sábado, 14 de março de 2009

Eleição PGJ do MP/RS: Mauro Renner fica na frente em eleição do MP gaúcho

Lista tríplice inclui Simone da Rocha e José Túlio Barbosa

Foi definida na tarde deste sábado a lista tríplice do Ministério Público do RS (MP) que será encaminhada na segunda-feira à governadora Yeda Crusius. Os escolhidos foram Mauro Henrique Renner, com 432 votos, Simone Mariano da Rocha, com 260 votos, e José Túlio Barbosa, com 45. A governadora terá 15 dias para definir o futuro chefe do MP.

A votação foi realizada das 8h às 17h de hoje, no auditório da sede do MP, com a participação de 620 dos 659 procuradores e promotores de Justiça que compõem o colégio eleitoral da instituição. O escrutínio foi encerrado às 18h30min. Houve um voto nulo e quatro brancos.

Atual procurador-geral de Justiça, Renner obteve 69,68% de aceitação da classe. Simone teve 41,94% e Barbosa, 7,26%. A posse do novo chefe do MP será em 3 de abril.

Perfis

Mauro Henrique Renner: 49 anos, natural de Lajeado, concorre à reeleição e possui 20 anos de carreira. Sua meta é fortalecer propostas estratégicas na busca da profissionalização, aperfeiçoamento e do avanço tecnológico do Ministério Público.

Simone Mariano da Rocha: 51 anos, natural de Nova Prata, tem 19 anos de carreira. Foi vice-presidente administrativa da Associação do Ministério Público e destaca o fato de poder ser a primeira mulher no comando da instituição.

José Túlio Barbosa: 57 anos, natural de Porto Alegre, é poeta e membro da Academia Sul-Brasileira de Letras. Concorre ao posto pela sexta vez e tem 24 anos de carreira. Defende a ideia de que promotores possam concorrer ao cargo, como em outros Estados.

Nenhum comentário: