- clique aqui para adicionar o blog Ministério Público Brasil aos seus favoritos -

terça-feira, 18 de agosto de 2009

NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO

 

As entidades abaixo signatárias, representantes de âmbito nacional das carreiras do Ministério Público brasileiro, vêm repudiar veementemente as injustas declarações proferidas, mais uma vez, pelo Ministro Gilmar Ferreira Mendes, Presidente do Supremo Tribunal Federal, estampadas em críticas infundadas acerca da atuação do Ministério Público, a quem atribui inércia e favorecimento de grupos políticos.

 

Lamentamos profundamente as palavras injustas e inoportunas, que certamente não são partilhadas por seus pares do Pretório Excelso, e muito menos pela sociedade brasileira, que comprovadamente tem reconhecido o Ministério Público como uma das instituições mais atuantes e respeitadas do país.

 

É de se lamentar, também, a hostilidade demonstrada pelo atual Presidente do Supremo Tribunal Federal, em todas as vezes que publicamente se refere ao Ministério Público, e que a pretexto de criticar individualmente a conduta de algum membro, a institucionaliza de molde a atingir, injusta e indevidamente, todos os seus integrantes.

 

Atitudes como estas em nada auxiliam a construção e o aperfeiçoamento de uma sociedade justa, livre e solidária, ao contrário, expõem um comportamento revestido de ressentimento pessoal.

 

O que aguardamos, como todos os cidadãos deste país, é que o Doutor Gilmar Ferreira Mendes, com a serenidade e imparcialidade que o honroso cargo exige, utilize os instrumentos institucionais necessários para a correção de irregularidades eventualmente praticadas por membros do Ministério Público, quando delas tiver conhecimento, sem generalizar e muito menos agredir seus integrantes.

 

Com todo o respeito, não é através de ofensas ou críticas infundadas que se pode melhorar o sistema jurídico nem construir o país que todos almejamos.

 

 

 

Brasília, 18 de agosto de 2009

 

 

 

Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - AMPDFT

Carlos Alberto Cantarutti

 

 

Associação Nacional do Ministério Público Militar - ANMPM

Marcelo Weitzel

 

 

Associação Nacional dos Procuradores da República - ANPR

Antonio Carlos Bigonha

 

 

Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho - ANPT

Fábio Leal Cardoso

 

 

Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - CONAMP

José Carlos Cosenzo

Nenhum comentário: